Dicas de Edição: Inkscape

Propriedades de Imagens/Objetos

Editar um projeto no Inkscape com muitos objetos sobrepostos pode tornar seu processo de criação longo e trabalhoso. Além disso, nas primeiras experiências é muito frequente ter problemas com imagens importadas. O programa não incorpora as imagens no arquivo por padrão, e isso faz com que você tenha que mantê-las em um diretório fixo, pois caso contrário, a imagem será exibida como um “link quebrado“.

Estes são problemas muito simples de resolver, mas talvez não sejam tão óbvios para quem está começando. Confira abaixo algumas dicas para agilizar seu trabalho. Bom Inkscape para vocês!

OBS: Para não sobrecarregar o layout do blog, alguns screenshots estão acessíveis somente através dos links no corpo de texto.

Propriedades de Imagem

Existem quatro formas de inserir uma imagem em um projeto do Inkscape: 1 –  pelo menu Arquivos > Importar, 2 – pelo botão “Importar Figura/Imagem SVG” na barra de ferramentas, 3 – através do atalho CTRL + I e 4 – simplesmente arrastar uma imagem para dentro do Inkscape. Feito isso, o programa criará um vinculo com a imagem em seu diretório atual. Caso a imagem seja renomeada, excluída ou movida, a próxima vez que o projeto for aberto, você verá que em seu lugar estará um aviso de que ela não foi encontrada. Um diálogo que pode ser acessado clicando com o botão direito, através da opção Propriedades da Imagem, mostra o diretório de onde a imagem está sendo lida. Neste campo é possível atualizar sua localização.

Propriedades da Imagem

Esta forma de trabalhar com a imagem é interessante caso você queira editá-la em outro software, como o GIMP, sem precisar ficar importando e posicionando toda vez que alguma alteração for feita. Ou seja, o Inkscape irá atualizar a imagem automaticamente, lhe poupando todo este trabalho! Você pode inserir um “esboço” da imagem, e trabalhá-la paralelamente em outro software, acompanhando a integração com o resto do projeto, dentro do próprio Inkscape. 😉

Se o arquivo original não for mais ser alterado, você tem a opção de incorporá-la jundo ao SVG do projeto. Para isto, você deve apenas acessar o diálogo Incorporar Imagens, dentro do menu Extensões > Imagens > Incorporar Imagens. Ainda é possível escolher entre incorporar apenas as imagens selecionadas, ou todas as incluídas no projeto. Depois disto, você nem precisa mais guardá-las no HD. Mas lembre-se de que o tamanho do arquivo SVG será maior, uma vez que as imagens foram incorporadas.

Incorporar ImagensAgora ao acessar novamente as propriedades da imagem, você perceberá que o campo URL sumiu. Isto indica que ela foi incorporada com sucesso!

 

Propriedades de Objeto

Quando se trabalha com muitos objetos em uma mesma camada, fica difícil fazer uma seleção sem pegar algo que está no fundo. No diálogo Propriedades do Objeto, acessível com o clique direito do mouse, é possível bloquear e ocultar objetos.

Propriedades do Objeto
Feito isso, não será mais possível selecioná-los, o que pode atrapalhar um pouco seu processo, se você precisar desbloquear e bloqueá-los o tempo todo. Existe uma opção nas configurações do Inkscape (Arquivo > Configurações), dentro de Selecionando, que fará um pequeno “truquezinho”: apenas desmarque as duas opções que ignoram os objetos bloqueados/ocultos. Agora, apertando a tecla TAB, a seleção pula de um-a-um até chegar nos objetos bloqueados/ocultos! Eles podem ser manipulados livremente, mas ainda assim, estarão travados para a seleção do mouse. Para mudar o estado de somente um objeto, acesse o diálogo no menu Objeto > Propriedade do Objeto. Se você quiser  desbloquear/exibir todos os objetos da cena, acesse a opção Exibir Todos ou Desbloquear Todos, no menu Objetos.

Desbloquear/Exibir Todos

Mas lembre-se que selecionar todos através do comando ALT+A, irá selecionar também os objetos ocultos/bloqueados, se você desmarcou as opções para ignorá-los durante a seleção!

 

DICA BÔNUS!

Trabalhar com muitos objetos ou filtros pode acabar deixando seu computador lento, ou mesmo dificultar a compreensão do projeto. Para facilitar sua vida, dentro do menu Exibir > Modo de visualização, existem opções para ocultar os filtros e exibir apenas os contornos dos objetos (modo “aramado”). Use o atalho CTRL+NUM5 (Num Lock) para alternar entre os modos.

Modo Aramado

Por hoje é só, pessoal! ; )

Anúncios
Dicas de Edição: Inkscape

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s