Animação 2D no mundo livre

Até algumas semanas atrás, uma das maiores faltas que sentia no mundo livre, era um bom programa para trabalhar com animação 2D.

Antes de migrar, fui usuário do Adobe Flash  durante muito tempo. A combinação do ActionScript com a possibilidade de animar/desenhar foi suficiente para render horas “brincando” com as possibilidades.

Logo que comecei a usar o Ubuntu, descobri o Wine, e com ele que era possível rodar o Flash em um ambiente Linux sem a necessidade do Windows. Mas depois de um tempo, me desinteressei por esta ferramenta pelo fato de não ser livre. Hoje para mim, a sensação de usar um software proprietário, é a mesma de sentar na frente de um computador sem conexão com a internet: parece que eu não estou em contato com a comunidade que o desenvolve/mantem/divulga e o usa.

Procurei MUITO na internet por algum programa que pudesse suprir esta necessidade, mas não encontrei nada em estado funcional. A grande maioria dos projetos se encontravam descontinuados, ou impossíveis de rastrear alguma coisa além de que  sites fora do ar.

Mas nunca perdi de vista aqueles em estágio de desenvolvimento prematuro. Duas ferramentas que venho acompanhando de tempos em tempos, são os projetos KToon e Synfig Studio.

Synfig Studio 00.62.01 no Ubuntu 10.04 Synfig Studio 00.62.01


Toda vez que descobria em algum lugar sobre o lançamento de um nova versão do Synfig Studio, me dava o trabalho de baixá-la para ver como andava o projeto. Na maioria das vezes em vão: o programa me parecia muito cru para ser usado… complicado, duro, e com “cantos  afiados” – sou seja, muito caminho pela frente, muito trabalho a ser feito e muitos “cantos” a serem polidos.

Mas há poucas semanas resolvi testar a versão 00.62.01, lançada maio deste ano. Para minha surpresa, o software estava com um acabamento melhor, mais fácil de lidar, mesmo que ainda em processo.  Sempre me perguntava como era possível fazer coisas tão legais com este software tão estranho.  Mas desta vez, a impressão foi tão positiva, que estou envolvido com a tradução da documentação e da interface para o português.

Assim, que terminar de traduzir a wiki, quero fazer um review, pois esta ferramenta precisa da atenção da comunidade e possíveis colaboradores neste momento: é muito difícil encontrar feedback sobre o programa – principalmente em português.

Já o colombiano KToon seguia a mesma linha, mas em uma situação mais grave – nenhuma versão chegou a funcionar no Ubuntu aqui de casa. O sotware instala, abre, mas sem botões, ou qualquer funcionalidade.

Segundo o site, a sua interface é muito semelhante ao Flash da Adobe, e provavelmente o mesmo deve se aplicar a sua funcionalidade (para quem conseguir usá-lo).

No mesmo dia que testei o Synfig Studio, resolvi ver como andava o projeto do KToon, mas o site estava fora do ar. Pensei que este tinha seguido o mesmo caminho de tantos outros, e tinha sido descontinuado, mas fiquei surpreso alguns dias depois, ao descobrir a ótima notícia sobre seu relançamento!

O engraçado é que é quase impossível encontrar algo sobre o acontecimento na internet. Mesmo o site oficial mostra apenas um relógio com a contagem regressiva para a data.

Vamos torcer para que estejamos perto de presenciar o momento em que o software livre será lembrado TAMBÉM por possuir poderosas ferramentas para o desenvolvimento de Animação 2D!

KToon - 2D Animation Toolkit

Para saber mais…

Synfig:

KToon:

Anúncios
Animação 2D no mundo livre

2 comentários sobre “Animação 2D no mundo livre

  1. Rafael disse:

    hehe Também não me sinto muito confortável usando um software proprietário

    Apesar de não me interessar muito em animação, ja vi o Synfig Studio sendo utilizado, e a interface me agradou por ser bem intuitiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s