Blender Autodidata: Uma resenha de 3 treinamentos pagos — Parte 1

BlenderCookie Vehicle Modeling Series

No começo desse ano o site BlenderCookie.com anunciou um novo treinamento de Jonathan Williamson que deverá ser lançado no final de fevereiro. Com enfase única na modelagem detalhada das centenas de peças que compõe um veículo Si-Fi, o curso não é para os “fracos do coração”, como anuncia o site da série. O artista David Revoy foi chamado novamente, depois ter participado ano passado do 2010 Blender Training Series, para produzir a arte conceitual.

Como de costume, o site disponibilizou as pré-vendas enquanto o tutorial vem sendo terminado. Porém, desta vez, os arquivos serão lançados para o público somente quando todos os vídeos estiverem prontos, ao contrário da série do ano passado, onde era possível ir baixando cada capítulo finalizado quando se fazia uma pré-compra. E, é claro, os valores são diferenciados — comprar antes do lançamento lhe garante um desconto de 25%: 24 dólares americanos, contra os 32 dólares do valor regular.

A novidade este ano é a possibilidade de escolher entre um link para download, ou o envio do material em DVD — o que adiciona U$4 ao valor total. Adquirir o treinamento na pré-venda, mais o DVD com o valor de U$10 do envio internacional, custará U$38 (65,90 Reais pelo Paypal).

Mas saiba que este e os outros treinamentos resenhados aqui requerem um bom conhecimento de inglês! Se você se sente à vontade com o idioma não terá problemas para entender as lições. Alguns dos instrutores tem sotaques dos seus países de origem, mas nada que atrapalhe os estudos : P

Enquanto essa nova série não sai, irei resenhar outros três tutoriais que adquiri entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011. Nesta primeira parte do artigo iremos ver a série do final do ano passado, produzido também pela BlenderCookie.


2010 Blender Training Series

2010 Blender Training Series

Jonathan Williamson — 2010, Blender Cookie

Uma das séries mais completas para o Blender que podem ser encontradas na internet. Dividida em duas partes Meet the Blender e Modeling Kara, tem como objetivo introduzir  o mundo do Blender (nas palavras do próprio site), e depois de familiarizar o usuário, continuar com a modelagem, texturização, rigging, animação, renderização E pós-produção (uf! longa lista!) de Kara, nossa modelo!

David Revoy, o mesmo artista que trabalhou como o diretor de arte do Projeto Durian, que veio ser o terceiro open movie da Blender FoundationSintel, foi convidado para fazer a concept art (Arte de Conceito) de Kara. Aproveitando o embalo do projeto Durian, a personagem nasce nos mesmos moldes de Sintel. Sua armadura foi pensada para trazer diversos materiais para serem explorados durante  a modelagem/texturização, como couro, tecido e metal.

Jonathan Williamson se supera em mais de 23 Horas de vídeo. Profissional, como sempre vemos nos tutoriais gratuitos da  BlenderCookie, aborda detalhadamente cada tema, fugindo do tradicional “isso faz isso, aquilo faz aquilo”, demonstra na prática as técnicas e os recursos da grande ferramenta que é o Blender. Não é por menos: Jonathan é um instrutor certificado pela Blender Foundation com o BFCT (Blender Foundation Certified Trainer) — um certificado que não é tão simples assim de conseguir, e que deve ser renovado anualmente pelos instrutores para garantir que estão em dia com as últimas atualizações do programa.

Kara (Malu Magalhães?)
Kara (Malu Magalhães?)

Como já foi dito, a lista de assuntos cobertos é extensa. Só para modelagem são nove horas de vídeo. No site é possível ver em detalhes o que cada capítulo aborda, e assistir um vídeo introdutório de um minuto com os resultados.

Algumas semanas depois de a série estar completa, Jonathan resolveu considerar as críticas da comunidade, e voltar para retexturizar os tecidos das mangas e saia de Kara. Ponto para a comunidade! : )

As duas partes do treinamento podem ser compradas separadamente (U$30 Introdução e U$60 Criando Kara — num total de U$90) ou por U$72 dólares pela série completa. A entrega dos arquivos é feita por download direto apenas, e a compra pelo Paypal facilita o processo, permitindo baixar os arquivos imediatamente após efetuar o pagamento. Um e-mail enviado por Wes Burke (o “cara” por trás do cgcookie.com) lhe garantirá seu nome de usuário e senha, para logar no site do treinamento e baixar os arquivos. O site também conta com um fórum interno, para esclarecer dúvidas sobre as aulas e mostrar seu processo.

Conclusão: Na minha opinião a série é ótima para introduzir o usuário não só ao Blender, como também a todas as técnicas do processo de criação de uma animação 3D, independente do programa. É possível ir do nível iniciante ao intermediário com a quantidade certa de dedicação. Talvez um usuário mais avançado não tenha tantas surpresas ao longo das 23 horas de curso, por isso recomendo, seja qual for seu nível, ler com cuidado todo o site e assistir os vídeos introdutórios de cada capítulo para saber se as aulas cobrem suas necessidades. Caso você tenha interesse, garanto que vale cada centavo investido!

Ficha Técnica:

2010 Blender Training Series
Site: http://www.blendercookie.com/2010-blender-training/
Instrutor: Jonathan Williamson (Instrutor Certificado Pela Blender Foundation)
Preço: U$72
Tipo: Vídeo Tutorial — Donwload Direto
Duração: 23 horas e meia
Idioma: Inglês
Nota: 9,6/10 (gostaria de texturas mais caprichadas)

CGCookie
Próxima resenha: The Wow Factor E-Book, por Andrew Price

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