Quem tem medo do CLI mau?

Lobo bom de linha de comando

Era uma vez, em uma distro Linux muito, muito distante não muito distante, um Lobo BOM — bom de Interface de Linha de Comando (CLI da sigla em inglês). O Sr. Lobo trabalhava com edição de imagem e vídeo e de vez em quando, apareciam no seu fluxo de trabalho várias porcarias que não podiam ser resolvidas facilmente pela interface gráfica.

Certo dia, Seu Lobo se deparou com um diretório cheínho de arquivos de imagens de todas as resoluções e formatos, correndo soltas e gritando: “O Lobo não me pega!”

Mas esse lobo, que não era nenhum noob, sabia que não precisava correr todos os fóruns da comunidade do software livre, procurando uma interface gráfica cheia de opções e botões para uma tarefa tão simples! “Eu vou mostrar para essas imagens quem é que manda!” — exclamou, e foi logo em Aplicativos > Acessórios > Terminal, onde seus ajudantes Gnomes tinham guardado a melhor ferramenta para esta tarefa: a linha de comando!

Primeiramente instalou o seu velho conhecido ImageMagick:

 sudo apt-get install imagemagick

E quando a instalação acabou, entrou no diretório, digitando no terminal cd ~/imagens/porcaria01 e padronizou o tamanho de todas as imagens! Primeiro os PNGs:

$ mogrify -resize 800x600 *.png

Como o asterisco funciona como um coringa, apenas mudou a extensão e foi a vez dos JPGs, aqueles safadinhos!

$ mogrify -resize 800x600 *.jpg

A vida era boa novamente! Até que o Seu Lobo resolveu salvar para ver mais tarde alguns tutoriais de Blender que tinha assistido via stream, em sites como Vimeo e YouTube. Como todo o usuário de Linux esperto, ele sabia muito bem que não era preciso nenhum programa ou extensão miraculosa para baixar vídeos da internet e convertê-los do formato .flv! Primeiro, porque o FireFox salva todos os arquivos que o Seu Lobo vê no navegador, dentro da pasta cache em /home/seulobo/.mozilla/firefox.

Cuidado Seu Lobo!

Sempre que o Seu Lobo faz uma instalação de uma distro, instala o FFmpeg:

sudo apt-get install ffmpeg

Depois de copiar os vídeos pra uma pasta separada ($ cp <arquivodevídeo> ~/Desktop/porcaria02), correu para o terminal e deixou que o FFmpeg fizesse todo o trabalho sujo — mas que preguiçoso!

$ ffmpeg -i <arquivodevídeo> -sameq videofinal.ogg

Todo lobo que se preza sabe que -i vem de “importar” e -sameq significa “mesma qualidade” em inglês (same quality).  O Seu Lobo sempre prefere extensões livres, portanto escolheu um arquivo .ogg. Mas o FFmpeg trabalha com muitos formatos: avi, mpeg, mov e até mesmo gif! Acredite se quiser!

Gif feito com o FFmpeg e Gimp
Gif feito com o FFmpeg e Gimp

 

Já estava ficando tarde quando o Seu Lobo abriu o Inkscape para terminar uma cartilha para um cliente. Mas havia um problema! O arquivo final precisava ser entregue em PDF e o Inkscape ainda não suporta múltiplas páginas! Não que isto fosse um problema para o lobo, que editou e salvou cada página separadamente como um arquivo .pdf e depois apelou para o CLI para resolver o problema. Primeiro instalou o PDF Toolkit:

sudo apt-get install pdftk

E com uma linha de comando juntou centenas de arquivos facilmente:

$ pdftk *.pdf cat output cartilha_do_seu_lobo.pdf

Assoprar e assoprar e assoprar é coisa do passado! Como todo adepto do software livre, o Seu Lobo não tem medo de digitar uma ou duas linhas no terminal pra ver o trabalho feito. E isto é só uma prévia do potencial e das vantagens de se usar a interface de linha de comando. Além do mais, em qualquer momento de necessidade, estão disponíveis na internet milhares de manuais e páginas de documentação feitas por uma enorme comunidade de usuários dispostos a ajudar. Basta saber procurar!

E todos viveram felizes para sempre. Afinal, quem tem medo do CLI MAU?

 

Lobo Satisfeito

Anúncios
Quem tem medo do CLI mau?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s